quarta-feira, 1 de abril de 2009

ENCONTRO MARCADO: SESSÃO CINEMA


SINOPSE DO FILME : TEMPO DE DESPETAR

A história é “baseada em fatos reais” – a descrição de uma série de casos de parkinsonismo extremo após um surto de encefalite letárgica epidêmica que acometeu a cidade de Nova York no começo da década de 20, porém o filme retrata a década de 60. O autor do relato é o famoso neurologista-escritor Oliver Sacks, de “O homem que confundiu sua mulher com um chapéu” e “Um antropólogo em Marte”.
No filme Sacks é o Dr. Malcom Sayer (Robin Williams), neurologista que após um período de trabalho em pesquisa básica começa a clinicar em um hospital para doentes crônicos no Bronx. Não muito afeito a lidar com muitos pacientes difíceis, ele demora a entrar no ritmo do hospital, mas é ajudado pela gentil enfermeira Eleanor (Julie Kavner).
Depois de certo tempo, Sayer identifica um grupo de pacientes extremamente catatônicos, mas que reagem a certos estímulos, como o arremessar de uma bola de beisebol ou o som de uma música. Desses pacientes, o que mais lhe chama a atenção é Leonard Lowe (Robert De Niro), que ficou catatônico após uma encefalite. Com a forte impressão que os pacientes podem apresentar um quadro extremo de parkinsonismo, ele decide testar em Leonard uma droga ainda em fase de investigação : a L-dopa. O resultado é surpreendente: Leonard “renasce” para um mundo 30 anos depois da última realidade que conheceu. Na verdade, ele agora é um adolescente no corpo de um homem.
Sayer repete o experimento com outros pacientes e obtém os mesmos maravilhosos resultados, porém Lowe começa a apresentar estranhos e perigosos efeitos colaterais.

Pontos a serem analisados do filme:

1) O que o enfermeiro quis dizer quando disse: (...) “o hospital é um jardim é só dar comida e água”.
2) Analise a cena em que Sayer revela para os médicos que os pacientes conseguem responder a estímulos. O que isso queria dizer?
3) A equipe de saúde do hospital (médicos, enfermeiros, etc) tinha clareza sobre o diagnóstico dos pacientes?
4) Qual foi a postura do Dr. Sayer ao se deparar com o doente, a doença e a equipe (diretor, enfermeiros, etc).
5) Como era o tratamento dos pacientes internados antes e após o trabalho do Dr. Sayer.
6) Observe o relacionamento da mãe com seu filho Leonard. Como ela percebia o filho e quais eram suas expectativas?
7) Leonard diz para o Dr. Sayer ao tentar controlar os movimentos da própria cabeça, "Isso não sou eu". Comente a frase.
8) Observe a cena do passeio dos pacientes ao Jardim Botânico, o enfermeiro critica a escolha do médico e, acabam mudando para uma danceteria. O que levou o médico a aceitar a sugestão do enfermeiro.
9) O que significa ser portador de uma doença crônica, considere o poema “ a pantera”.
10) Comente a cena do refeitório em que Loenard dança com Paula (Penelope Ann Miller) e misteriosamente os tiques vão cessando aos poucos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário